↑ Voltar para Serviços

Avaliação Biomecânica da Corrida

O BMClab oferece um serviço de avaliação biomecânica da corrida gratuito para a comunidade de corredores mediante encaminhamento por profissional de saúde especializado na área. 

A avaliação biomecânica da corrida não tem objetivo de ser um exame diagnóstico de sua saúde ou substituir qualquer outro exame indicado por algum profissional de saúde. Caso tenha sido indicado para você realizar a avaliação da corrida, consulte este profissional para saber se nossa avaliação é adequada.

Como realizar a avaliação

A avaliação biomecânica da corrida é um serviço gratuito oferecido pelo BMClab a qualquer indivíduo saudável que atenda alguns critérios incluindo (mas não apenas):

  • Ter entre 60 e 80 anos. Os voluntários devem apresentar o resultado de um exame ergométrico, com validade de até 6 meses anteriores ao teste, que ateste a aptidão física para a avaliação;
  • Ser praticante regular de corrida com volume de treino semanal acima de 25 km;
  • Ter capacidade em manter um pace médio abaixo de 4 minutos e 30 segundos ou velocidade média acima de 13 km/h em corrida de 5 à 10 km.
  • Não apresentar dor ou lesão que tenha afetado os treinos nos últimos 6 meses;
  • Não ser portador de doenças cardíacas e/ou neurológicas.

Caso você atenda os requisitos acima ou tenha dúvidas a respeito, entre em contato pelo e-mail bmc.ufabc@gmail.com.

Orientações para realizar a avaliação

Caso você tenha agendado uma avaliação conosco, aqui vão algumas recomendações:

  • Não tomar medicamento (analgésico, anti-inflamatório, etc.) em até 24 h antes do teste;
  • Não treinar ou fazer atividade física intensa em até 24 horas antes do teste;
  • Não passar creme ou algum produto oleoso na pele no dia do teste.

Método de avaliação

Nós utilizamos o estado da arte em Biomecânica para a avaliação tridimensional da cinemática e cinética da corrida. Clique aqui para saber mais sobre o método de Avaliação Biomecânica da Corrida

Relatório da avaliação

Todo participante que realizar a avaliação biomecânica da corrida receberá um relatório com os resultados da avaliação que inclui seus padrões médios de ambos os lados direito e esquerdo e os padrões médios (±1 desvio padrão) de um conjunto de dados normativos (veja um exemplo no final desta páginai). Uma animação da sua corrida também será disponibilizada e poderá ser visualizada por meio do software fFree CMO Reader (baixe este software no site da C-Motion e veja aqui como instalar).

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.

Exemplo de animação 3D da corrida:

Exemplo de relatório da avaliação biomecânica da corrida:

 

 

 

Método de Avaliação Biomecânica da Corrida

A prática de corrida de rua tem se tornado cada vez mais popular e em particular tem tido um interesse crescente da população idosa. Certamente a popularidade da corrida reflete um aumento da preocupação com a qualidade de vida e com o envelhecimento saudável. Entretanto, um número elevado de lesões em decorrência da prática de …

Ver página »