Provas

Prova individual, sem consulta, é permitido o uso de calculadora simples para operação aritméticas.

P1

  1. Dê um exemplo de constructo e uma possível definição operacional para ele.
  2. Qual é a diferença entre população e amostra?
  3. O que é distribuição aleatória (random distribution)? Exemplifique.
  4. Rabisque um gráfico com a provável relação entre horas de sono e escore no teste de memória temporal
  5. O que é cegamento (blinding) num experimento?
  6. O que são variáveis independente, dependente e de confusão (lurking)?  Exemplifique.

P2

  1. Considere a seguinte lista de times na copa do mundo de futebol 2018: Rússia, Alemanha,, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França. Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia, Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã, Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.
    1. Crie uma tabela de número de times por continente com dados de: frequência, frequência relativa (proporção) e frequência relativa percentual.
  2. Considere os seguintes dados de HDL de coletas de sangue realizadas em uma amostra de pacientes (em mg/dL): 55; 57; 53; 49; 54; 52; 44; 45; 50; 52; 55; 67; 53; 47; 65; 46; 64; 59.
    1. Escolha um intervalo (bin) adequado e crie uma tabela com dados de: frequência, frequência relativa (proporção) e frequência relativa percentual.
    2. Faça um histograma com estes dados

P3

  1. Para os dados da questão 2 da P2, calcule as medidas de tendência central: moda, mediana e média.

P4

  1. Para os dados da questão 2 da P2, calcule as medidas de variabilidade: intervalo (range), intervalo interquartil (IQR), variância e desvio padrão.
  2. Para os dados da questão 2 da P2, faça um gráfico de boxplot, com: primeiro, segundo e terceiro quartis, mínimo e máximo.